segunda-feira, 4 de abril de 2011

Projeto da Páscoa

TEMA: “Um ovo, dois ovos, três ovos assim...
O coelhinho chegará aqui!”

JUSTIFICATIVA: Sabendo da importância do amor que esta data evidencia e o seu significado: a Ressurreição de Jesus e a vida, partiremos a explorar o tema incentivando a paz, o amor, a solidariedade entre as pessoas.

OBJETIVO GERAL: Enfocar o verdadeiro significado da Páscoa para que as crianças não associem esta data somente aos ovinhos e coelhinhos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (a serem trabalhados)
Explicar o significado, dos principais símbolos da Páscoa;
Possibilitar o desenvolvimento gradativo das motricidades amplo e fino;
Proporcionar situações que favoreçam o diálogo, a linguagem oral e o aumento do vocabulário;

AVALIAÇÃO: Consciente de que não existe trabalho pronto, acabado e que a avaliação é um processo que não se dá apenas no momento final de um determinado trabalho, cabe a nós educadoras a observação diária e atenciosa que será anotada em nossos diários e relatada no parecer descritivo trimestral individual.


ATIVIDADE INICIAL: Contração de história

ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA: Festa de Páscoa: recreação e chegada do coelhinho com mesa de guloseimas, caça aos ninhos, brincadeiras...
______________________________________ 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A PÁSCOA
Conversa dirigida sobre o verdadeiro significado da Páscoa e seus
símbolos;
Histórias relacionadas a coelhinhos; (“O coelhinho que não era de Páscoa”);
Desenho sobre o que as crianças gostariam de ganhar na Páscoa;
Registro do jogo de dado, através de desenho (coelhos ou ovinhos – pequeno, médio e grande);
Apresentação de danças;
Dramatização de músicas;
Modelagens com massa de modelar;
Construção de cartaz coletivo com colagem de rasgados de revistas desejando Feliz Páscoa à todas as pessoas da escola;
História coletiva através de figuras e logo após registrá-la em cartaz;
Brincadeiras: O coelho saiu da toca entre outras sugeridas;
Atividade com balões e músicas explorando cores e as relações interpessoais;
Confecção de cartazes para os pais;
Cartazes das combinações;
Confecção de cestinhas e máscaras;
Marcadores de páginas;
Jogo dos 7 erros;
Carta para o coelhinho;
Mostrar uma figura de um coelho grande incompleto para que o grupo acrescente as outras partes;
Fazer bolinhas de papel crepom para enfeitar os ovos;
Pintura do ovinho de galinha;
Confecção dos óculos do coelho;
Porta lápis (rolo de papel higiênico decorado com coelho).
Explorar o animal coelho (como se movimenta, cor dos olhos, pêlos, o que come...)
Visita de um coelhinho animal na escola;
Oficina de culinária (docinho de cenoura);
Filme: “A fantástica fabrica de chocolate”;
Fazer chocolate com os alunos;
____________________________________________

DOCINHO DE CENOURA
INGREDIENTES: 8 cenouras médias (aproximadamente 1/2 kg), 2 xícaras (chá) de açúcar, açúcar para enrolar;
MODO DE FAZER:
Raspe e rale as cenouras em ralador grosso. Leve as cenouras raladas ao fogo com o açúcar, mexendo sempre até desprender do fundo da panela. Faça bolinhas e passe em açúcar cristal. Coloque um cravo em cada bolinha. Se quiser adicione 1/2 côco ralado quando levar a cenoura ao fogo.
RENDIMENTO: 28 docinhos
Como é necessário a utilização do fogão realize com as crianças o processo de ralar a cenoura e acrescentar o açúcar. Deixe-os tocar, apertar e degustá-la. Depois explique que é necessário usar o fogo e por ser perigoso eles não poderão realizar esta parte da receita. Diga que você vai levar para a cozinheira fazer este favor e que depois de pronto ele ajudaram a terminar a receita.
_______________________________________ 

BRINCADEIRAS

♥Corrida de Nariz
Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Coloca-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver um ovinho de chocolate para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.

♥ Caça aos Ovos
Preparação: Pinta-se 15 ovos comuns de várias cores, apenas de um lado (com guache será mais apropriado, pois ficará mais vivo). E esconde-se em diversos lugares com a face pintada virada para baixo.
Desenrolar: As crianças terão quinze minutos para procurar os ovos sem tirá-los do lugar. Nesta fase trabalharão individualmente. Após isso, dá-se papel e caneta e forma-se equipes de quatro a cinco alunos. Os grupos terão quinze minutos para enumerar onde estava cada ovo e de que cor ele era. Terminada isso o orientador caminhará com as crianças com estas indicando onde cada um dos ovos se encontra em cada caso se observará de que cor é o ovo e a equipe que acertou a localização e a cor ganhará um ponto. Vence a quem fizer mais pontos.

♥ Os ovos do Vizinho
Preparação: Divide-se as crianças em dois time. Delimita-se o campo e traça-se uma linha ao meio. Cada equipe ocupará um dos lados. No centro de cada campo desenha-se um círculo de cerca de 1 m de diâmetro e dentro colocam-se quatro ovos para cada time (4 ovos é uma boa medida para 10 a 12 jogadores, existindo mais eles deverão se proporcionalmente aumentados).
Desenrolar: As crianças deverão ir até o campo do adversário e lá pegar os ovos para colocá-los no círculo do seu campo. Os ovos deverão ser transportados um de cada vez. Quando um dos jogadores que estiver transportando um ovo for tocado por um adversário ele deverá ficar parado no local até que seja "libertado" pelo toque de um companheiro de seu time. Quando um jogador estiver dentro do círculo seja de que campo for ele não poderá ser tocado. Vence quem conseguir transportar os seus ovos primeiro.

♥ Hop... Hop... COELHINHO
Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra "hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "hop" . Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as açôes para nova rodada do jogo...
  
♥ Onde está o coelhinho
Preparação: Este jogo é ideal para o início do dia quando as crianças chegam separadamente. Coloca-se um coelhinho bem pequeno em um lugar discreto, mas visível.
Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se individualmente que procurem o coelhinho.Cada uma deverá sair na busca mas quando achar o coelhinho não deverá dar mostras disso, deverá discretamente sair e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até que todos tenham encontrado o coelhinho.

♥ Onde estão os Ovinhos
Preparação: Forme duas equipes com sua turma de alunos. Uma azul e outra vermelha. Esparrame por sua sala de aulas diversos ovinhos pequenos em lugares pouco visível
Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se que procurem o ovinhos. Cada uma deverá sair na busca e cada ovinho encontrado é ponto para sua equipe. Ganha a equipe que conseguir mais ovinhos.

♥ A Careta da Cenoura
Preparação: Cada elemento recebe uma rodela de cenoura, que deverá coloca-la no olho, estando com a cabeça inclinada para trás.
Desenrolar: Ao sinal de início do jogo, cada jogador, sem usar as mãos tentará levar a rodela de cenoura até a boca, fazendo movimentos com os olhos, boca e nariz. Cada elemento que conseguir comer a cenoura marcará um ponto.
_______________________________________ 

IDÉIAS PARA PINTAR O OVO

1 - As seguintes idéias são para serem feitas com ovo inteiro que depois deverá ser cortado ao meio.
Pintura comum: Para dar colorido ao ovo, dilua corante de bolo em água, mergulhe o ovo e deixe secar. Ele ficará com uma base que poderá ser usada diretamente ou poderá ser combinada com outras técnicas.
Marmorização: Esta técnica é feita aproveitando-se de que o óleo e a água não se misturam. Dilua um corante (pode ser o usado para cozinhar) em um pouco de água. Pingue algumas gotas de óleo de cozinha. Misture levemente e coloque o ovo dentro. Revolva com cuidado o ovo na mistura e retire-o deixando secar. Se desejar, pode-se repetir a operação com outra cor depois que o ovo estiver seco.
Pintura com dedos: Utilizando um ovo já pintado com base prepare vários pires com tinta guache diluída em um pouco de água. Peça que as crianças molhem o dedo indicador em uma das cores e que pressione-o posteriormente no seu ovo. Repetindo a operação com cores diversas o resultado será ser interessante.
____________________________________

RECORTES DE FIGURAS: As crianças poderão recortar um desenho que gostaram e colá-lo no ovo. Com um pincel deverão recobrir o ovo com cola passando sobre o desenho e esperar secar. Um efeito semelhante e mais simples de ser feito é colando adesivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário