Texto de Giselle Almeida Santo, Nilópolis, RJ / Editado por Beatriz Vichessi
Sinalizada com a abreviatura cal, é uma unidade de medida que define a quantidade de energia para elevar em 1ºC a temperatura de 1 grama (o equivalente a 1 mililitro) de água. Por exemplo, para aquecer 250 mililitros de água (aproximadamente 1 copo) de 20ºC para 21ºC, é necessário fornecer 250 calorias de energia. A caloria também é usada para mensurar o valor energético de um alimento.
Para isso, observa-se o aumento de temperatura que sua queima é capaz de provocar na água, usando aparelhos chamados calorímetros e bombas calorimétricas.
É importante notar que muitas tabelas nutricionais usam, equivocadamente, o termo caloria, quando deveriam trabalhar com quilocalorias (kcal), pois a medida de água usada nos cálculos está em quilo. Se a queima de uma porção de 100 gramas de certo prato provocar o aumento de 10ºC em 1 quilo (1 litro) de água, isso significa que o valor energético da porção é de 10 mil calorias (10 kcal) e não só 10 calorias. Outro desencontro ocorre com a informação da quantidade de energia diária que uma dieta requer. Não se trata de 2.500 cal, mas de 2.500 kcal. Ou seja, o valor correto é 2.500.000 calorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário