segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Teoria do Big Bang explica origem dos planetas, sol e estrelas


Já deves ter olhado para o céu e perguntado: de onde vieram os planetas, o Sol, as estrelas? Ou olhado para a Terra e perguntado de onde vieram as rochas, os animais, as plantas e os seres humanos. Para os cientistas, tudo o que existe no universo veio de uma bolha que, há cerca de 14.500 milhões de anos, surgiu numa espécie de "sopa" quentíssima e começou a crescer, dando origem a toda a matéria que conhecemos.
Essa bolha era formada por partículas de luz (fotões) e outras partículas minúsculas, que se criavam e se destruíam. Os cientistas chamam a essa teoria que tenta explicar a origem de todas as coisas de Big-Bang, expressão que em inglês quer dizer "Grande Explosão". À medida que crescia, a bolha mudava: ela ficou, por exemplo, bem mais fria. Quando o universo completou 500 mil anos de idade, a temperatura da bolha era de 10 mil graus Celsius! Com o tempo, as partículas começaram a ficar diferentes umas das outras. Essas partículas minúsculas foram-se juntando e formando átomos cada vez mais pesados.
Os primeiros átomos a surgir foram os de hidrogénio, elemento mais simples que existe na natureza. Depois, vieram os átomos de hélio e assim por diante, à medida que se iam formando elementos mais complexos. Esses elementos misturaram-se, formaram "nuvens" e uma parte delas deu origem às estrelas, que formaram galáxias e onde mais tarde surgiram os planetas e seus satélites.
Inicialmente, os planetas eram muito quentes. A Terra, por exemplo, não tinha água líquida quando se formou. Foram necessários milhões de anos para que arrefecesse. Isso permitiu a formação de rios e oceanos, nos quais os cientistas acreditam que surgiram as primeiras formas de vida, e a partir das quais vieram os animais, as plantas e o homem.
Mas nem todos os cientistas concordam com a teoria do Big-Bang. Uns acreditam que a matéria existente no universo formou primeiramente as galáxias, que ficaram tão grandes que se partiram e os pedaços formaram as primeiras estrelas. Outros acham que ocorreu o contrário: primeiro surgiram as estrelas e, aos poucos, elas foram-se juntando e formaram as galáxias.
Seja como for, as galáxias povoaram todo o universo. É raro existir uma galáxia isolada. Elas tendem a juntar-se em grupos que podem incluir desde dezenas de galáxias até superaglomerados, com milhares delas. A Via Láctea, galáxia onde se encontra o Sol e os nove planetas (Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno, Terra, Vénus, Marte, Mercúrio e Plutão), formou-se nessa fase.
Há outras teorias para explicar a origem do universo, mas por enquanto o Big-Bang é a teoria mais aceite. Com o passar do tempo, os cientistas foram reunindo dados para provar que o Big-Bang realmente aconteceu. Com os telescópios modernos, eles têm conseguido observar cada vez mais longe o universo, e com o satélite norte-americano Cobe, eles puderam "fotografar" um momento muito próximo à origem do universo. 
(Adaptado do artigo publicado em Ciência Hoje das Crianças)

Nenhum comentário:

Postar um comentário