TEMA: “ABELHA NÃO FAZ MAL, FAZ MEL.”
SÉRIE: 2º ano / TEMPO DE DURAÇÃO: 02 SEMANAS E MEIA
APRESENTAÇÃO:
Este projeto sobre abelhas será desenvolvido com os alunos do 2º ano, turno manhã com objetivo de conhecer e valorizar a importância e a função dos insetos sociais.
JUSTIFICATIVA:
A importância de respeitar as diferenças individuais, viver e conviver com organização, disciplina, harmonia e em comunidade assim como as abelhas.
OBJETIVOS:
o Reconhecer a fábula como gênero da língua portuguesa e refletir sobre os hábitos para um bom convívio social.
o Compreender que as abelhas são insetos sociais, que convivem harmoniosamente em um mesmo espaço, chamado de colônia. São disciplinadas, trabalhadoras e organizadas e que podemos tomá-las como exemplo de harmonia nas suas diferentes funções;
o Sensibilizar para as diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, e que são singulares e a importância de respeitar as diferenças;
Conhecer todo o ciclo evolutivo das abelhas, e sua função na polinização das plantas e o equilíbrio ecológico;
o Conhecer as etapas da apicultura no processo de preparação do mel;
o Conscientizar de que é preciso proteger o meio ambiente;
o Fixação das vogais e palavras que iniciam com vogais, numerais, quantidades, oralidade e construção de regras de boa convivência;
o Participar do preparo do bolo;
AVALIAÇÃO
Será considerado satisfatório se houver: respeito às diferenças de cada um dos colegas na sua individualidade;
Mudança de atitudes a partir das regras de comportamento para um melhor convívio: para cada direito também um dever;
Espera-se que os envolvidos sejam capazes de ter atitudes de responsabilidade e cuidado com o ecossistema.
ATIVIDADES PROPOSTAS E EXECUTADAS NOS ATELIÊ:
ATELIÊ DAS LETRAS:
Oralidades sobre os animais onde vive e o que come etc;
Apresentar os animais fantoches e dizer com qual das crianças ele quer ficar;
Ex.: Eu sou a girafa, quero ser amigo da Fabiane!
De posse de bichinho cada criança fala o que sabe sobre o bichinho que recebeu;
Escrever o seu nome e o nome do bichinho que recebeu no quadro e depois copiar todos os nomes no caderno:
Ouvir a história A ABELHA CHOCOLATEIRA e oralidade sobre a importância de respeitar as difrenças;
Recorte e colagem das vogais e palavras que iniciam com vogais para colar no verso da abelha;
Relacionar e ligar as abelhas por sua função na colmeia;
Ler o alfabeto no cacho de uvas e colorir as letras do seu nome;
Conhecer o Estatuto da Criança e Adolescente, seus direitos e construir seus deveres;
Cópia da receita do bolo de mel no caderno,
Preparar um bolo;
ATELIÊ DAS ARTES:
Pintura do desenho para identificar o caderno e recortar as letrinhas de revista do seu nome e colar.
Confecção da abelha em folha sulfite, pintura, recorte, colagem;
Confecção da abelha com tinta a dedo;
Ouvir a música Zum-zum no CD e colorir as vogais na letra da música;
Assistir BEEMOVIE, oralidade sobre o filme e desenho livre sobre o mesmo;
Confecção da abelha voadora que pousa na flor com palito de churrasco e copo descartável;
ATELIÊ DOS NÚMEROS:
Quantitativo das espécies, tempo de vida;
Ligar na sequência dos numerais, ordem crescente;
Quantidades e medidas na receita de um bolo de mel;
Labirinto levar a abelha de volta a colmeia;
Cálculos orais e escritos;
Figuras Geométricas: Construir o hexágono, triângulo, retângulo e quadrado com palitos de fósfaros e colorir os hexágonos planos.
DESENVOLVIMENTO
ORALIDADE: O que cada animal faz, na natureza e na ficção?
Antes de apresentar a fábula à turma, provocar uma discussão sobre o comportamento dos animais em seu ambiente. Questionar sobre as funções que cada bicho exerce no seu grupo. O que se espera da formiga? Que ela transporte folhas, cascas e outros materiais para construir o formigueiro. E da leoa? Que ela saia para caçar e traga alimentos para os machos e os filhotes. Na colmeia, a função da abelha operária é colher o néctar para fazer mel.
Projeto desenvolvido pelas professoras: Lúcia, Cladys, Rosane e Juliane. Retirado:http://luciamartinelli06.blogspot.com/2010/10/projeto-abelha.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário