quarta-feira, 30 de março de 2011

8 dicas para uma alimentação infantil saudável


Confira oito dicas sugeridas pela coordenadora de nutrição da Unilever, Gisele Pavin, para deixar o cardápio das crianças nutritivo e proporcionar mais saúde, bem-estar e disposição à garotada:

1 - Até os seis primeiros meses de vida o leite materno deve ser o único alimento da criança, após esse período o organismo vai precisar de alimentos complementares como frutas, legumes e verduras.

2 - Abuse da criatividade na hora de preparar os pratos. Para a criança a aparência do prato é tão atrativa quanto o sabor. Adicione molhos com poucas calorias para agregar sabor às verduras e legumes.

3 - As proteínas são ingredientes de peso na alimentação infantil, pois colaboram com o desenvolvimento dos músculos, pele, cabelo e ossos. Podem ser encontradas em carnes, leite e derivados e leguminosas como feijão, lentilha e soja.

4 - Prefira sucos e bebidas à base de soja em vez de refrigerante, pois possuem como benefícios uma quantidade maior de vitaminas e minerais.

5 - Atenção aos rótulos. É onde se encontram as informações nutricionais do alimento – produtos com baixo teor de sódio, açúcar, gordura trans e gordura saturada que são ideais para manter a saúde da criança.

6 - Seja um bom exemplo! As crianças tendem a repetir o comportamento dos pais. Se a criança observa os pais se alimentando de forma equilibrada, não fará cara feia quando alimentos como legumes e verduras forem oferecidos a ela.

7 - Não dê sobremesa como recompensa. É importante que a criança entenda que doces podem fazer parte de uma dieta equilibrada, e que há momentos certos para comê-los.

8 - Tenha sempre em casa uma fruteira recheada! Dificilmente a criança pedirá frutas por vontade própria, mas isso pode tornar-se um hábito caso as tenha sempre à sua disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário